Início » Presidentes dos Tribunais de Ética e Corregedores da OAB debatem normas disciplinares

O Corregedor Geral da OAB Alagoas, Rubens Marcelo, e o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Telmo Calheiros, participaram em Brasília do X Encontro de Presidentes dos Tribunais de Ética e Disciplina da OAB, evento concomitante ao VI Encontro de Corregedores da entidade. Representantes de todas as Seccionais debateram a uniformização de normas disciplinares segundo o Novo Código de Ética da Advocacia, que começa a vigorar em setembro.O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fez questão de acompanhar as discussões. ?Este é um momento fundamental para todos nós. O aprimoramento que buscamos do sistema passa por encontros como este. Os senhores têm uma missão absolutamente essencial e difícil nas mãos. Julgar pares é algo de uma complexidade enorme, mas vêm fazendo isso com destreza e tenho certeza de que assim continuarão. Não queremos advogados que não sejam compromissados com a ética. Temos de ser exemplos?, afirmou.Lamachia disse ainda que temas como impeachment da presidente da República e afastamento do presidente da Câmara são ?áridos?, mas não há como fugir deles. ?A OAB cumpre o seu papel. É uma entidade com 85 anos de serviços prestados à sociedade brasileira, por isso sua história se confunde com a do Estado Democrático de Direito. Portanto, quando somos chamados ao debate cidadão, é nossa responsabilidade enfrentá-lo. São situações adversas, mas absolutamente necessárias. Tudo isso fazemos sem paixões partidárias, ideológicas. O partido da OAB é o Brasil e nossa ideologia é a Constituição Federal?, completou. Lamachia ainda condenou o aviltamento de honorários, afirmando ser uma prática inaceitável e intolerável.Para Ibaneis Rocha, secretário-geral adjunto e corregedor-geral da Ordem, o encontro foi proveitoso em todos os sentidos. ?Fico feliz em ver os presidentes de TED e corregedores amplamente dispostos a enfrentar as questões que o novo Código de Ética traz, com responsabilidade e entusiasmo. Compete agora, a todos nós, darmos efetividade aos termos deste documento. Que ao final dos três anos dessa gestão, tenhamos um normativo ético unificado?, previu.Compuseram a mesa, além de Lamachia e Ibaneis, os corregedores-adjuntos Elton Fulber, Erick Bezerra e Roberto Charles de Menezes, que também é o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas; além do representante da diretoria da OAB no CNJ Valdetário Monteiro e da corregedora da OAB-RS, Maria Helena Camargo Dornelles.