Início » OAB Comunidade: reuniões com lideranças comunitárias fazem parte de primeira etapa do projeto

A Comissão da Promoção da Igualdade Social da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) deu início às ações junto a comunidades de Maceió que integrarão o Projeto OAB Comunidade. Nesta sexta-feira (08), a comissão esteve reunida, na Sede Histórica da Ordem, com lideranças para a primeira etapa da ação.Durante o encontro, o presidente da Comissão, Alberto Jorge, e demais membros, apresentaram como funcionará o projeto, que levará noções de cidadania para as comunidades, abordando temáticas como Direito do Consumidor, Direito Trabalhista e Previdência Social.Sobre o projeto, o presidente Alberto Jorge relembrou às lideranças a importância da OAB estar junto das comunidades. ?Vamos cada vez mais inserir a OAB nas comunidades, levando conhecimento à população dos seus direitos e deveres. É importante essa aproximação, pelo papel institucional da Ordem perante a sociedade. Somos a voz do cidadão, temos o dever de cobrar que as leis sejam cumpridas, que a Constituição seja respeitada e iremos levar a quem mais precisa esse suporte?, comentou.A primeira etapa do projeto consiste em reuniões com lideranças comunitárias, que foram distribuídas por regiões. Os encontros acontecerão todas as sextas-feiras para apresentação do projeto e entrega de questionários que são preenchidos pelos representantes das comunidades sobre os principais problemas e anseios em cada região. Ao final, uma cartilha será elaborada pela Ordem, onde conterá informações importantes sobre direitos dos cidadãos para distribuição nas comunidades.Quem participou da reunião foi o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Thiago Wanderley, que irá contribuir com o projeto. ?Nosso papel é levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores que muitas vezes não são conhecidos nas comunidades. O projeto encabeçado pelo presidente Alberto Jorge é sem dúvida um grande passo que a OAB dá nessa aproximação com a sociedade?, disse.O objetivo do projeto é fazer com que noções básicas de Direito sejam acessíveis às comunidades do Estado de Alagoas, estabelecer um contato mais próximo entre as comunidades, a OAB Alagoas e os operadores de Direito, além de incentivar a comunidade um debate construtivo e esclarecer sobre temas atuais e importantes do Direito, e contribuir para a formação de cidadania com base nos valores democráticos.O OAB Comunidade irá, durante as palestras, abordar temas relacionados ao Artigo 5º da Constituição Federal e às garantias que se traduzem em remédios processuais constitucionais para a defesa dos direitos individuais da pessoa humana. Direito à integridade física, à integridade moral, racismo, liberdade religiosa, direito de ir e vir, drogas, exploração sexual, são alguns dos temas que serão explorados durante a orientação comunitária.O Projeto OAB Comunidade é uma parceria entre a OAB Alagoas, Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (FAMECAL) e Confederação Brasileira das Federações de Associações de Moradores de Entidades Comunitárias (CONFAMEC).