Início » OAB Alagoas sedia encontro do Núcleo Interinstitucional de Virtualização da Justiça Estadual

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas sediou nesta segunda-feira (23) a reunião do Núcleo Interinstitucional de Virtualização da Justiça Estadual ? NIVJE. O encontro debateu uma série de assuntos referentes à virtualização dos processos e às implementações do Sistema E-Saj e suas adequações.A abertura do encontro  foi realizada pela presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, que ressaltou a importância de debater o tema da virtualização dos processos em busca de alternativas que facilitem a vida dos usuários.?A instituição está de portas abertas para tratar sempre sobre esses avanços. É importante que através do diálogo a gente consiga aperfeiçoar e avançar cada vez mais. Pensando nisso, criamos a Comissão de Tecnologia da Informação que está recebendo as demandas da advocacia, através do seu presidente Fernando Câmara para que posteriormente possamos junto ao Tribunal de Justiça debater as melhorias possíveis?, disse.Marinela falou ainda sobre a importância para os processos virtuais e para os advogados da implantação do escritório digital, projeto que está em análise no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). ?Venho acompanhando junto ao CNJ uma demanda importante para a advocacia brasileira, não só alagoana, que é o projeto do escritório digital. Estamos buscando que esse projeto dê certo. A esperança da advocacia brasileira é ter um computador que consiga peticionar em qualquer lugar. Um tipo de sistema padronizado. É um desafio que vive o advogado?, explicou. ?Junto ao Tribunal, estamos acompanhando para ver como está a homologação do sistema alagoano com o CNJ. O escritório digital traz um único canal e o Diário Oficial estará de volta, não mais como painel de intimação. Além da questão da certificação quando está fora do ar. Espero que possa sair do papel, que se torne uma realidade, e que consiga avançar neste ponto?.O coordenador do Núcleo, desembargador Fernando Tourinho, também comentou sobre o escritório digital. ?Um dos assuntos que debatemos nessa reunião é uma ferramenta que deverá ser colocada em prática em junho, que segue um pouco do modelo do escritório digital com a padronização. Mas, devemos lembrar que não existe sistema pronto e acabado. Ele sempre precisa de ajustes e mudanças e é para isso que esse grupo foi criado, para trabalhar essa adequação?, colocou.O desembargador agradeceu ainda a Ordem por ceder o espaço para reunião e ressaltou a importância de manter o diálogo sempre aberto. ?Esse é um espaço aberto para debate das instituições, onde trazemos todos os temas referentes à virtualização dos processos. Acreditamos que a virtualização é uma realidade que não voltará atrás e temos que buscar alternativas para que o sistema funcione da melhor forma possível?, afirmou.Além de representantes da OAB/AL, entre eles o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados Nivaldo Barbosa Júnior, que compõe o núcleo e do Tribunal de Justiça de Alagoas, o NIVJE também é composto por representantes da Polícia Civil, Defensoria Pública de Alagoas, Procuradoria geral do estado, procuradoria Geral do Município e Ministério Público.