Início » OAB Alagoas realiza curso sobre Legislação Educacional e o Marco Regulatório da Educação Jurídica

A Legislação Educacional e o Marco Regulatório da Educação Jurídica foram temas de um mini curso realizado, nesta sexta-feira (29), pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL). O mini curso foi destinado a representantes de instituições do ensino jurídico em Alagoas e ministrado pelo gerente de assessoramento de comissões do Conselho Federal da OAB, Tarcizo Roberto do Nascimento.Dentre os assuntos abordados estão os principais aspectos do atual marco regulatório ?Resolução n.09/2004 e os índices utilizados pelo Ministério da Educação (CPC, IGC, CC, CI e ENADE ?, as propostas de reformulação do Marco regulatório nos aspectos prático e teórico ? fiscalização das mantenedoras e legislação educacional e o papel do interventor ?, além do Exame de Ordem e a sua importância no Marco Regulatório ? estatística, inovações, selo OAB Recomenda e Supervisão das IES a partir do Exame de Ordem.O advogado Tarcizo Roberto do Nascimento explicou que neste momento vivenciado no país, onde há a redefiniçao dos critérios para a formação do futuro profissional do direito, seja conteúdo, praticas, disciplinas, Alagoas vem na vanguarda realizando esse mini curso afim de atualizar todos os coordenadores, profissionais ligados à docência no estado de Alagoas.?Isso proporciona uma busca de subsídios que serão levados a discussão no âmbito nacional, que será travada no Conselho Nacional de Educação, o qual deve abrir audiências públicas, em breve, para colher informações e sugestões de toda parte do país no aprimoramento da estrutura curricular dos cursos de direito. Esse é o momento essencial para conversarmos sobre a situação dos cursos de direito em nosso país?, disse o representante do CFOAB.Para o professor Sérgio Coutinho, do Centro de Estudos Superiores de Maceió, enalteceu a importância do mini curso realizado pela ESA e OAB Alagoas. ?Importante para qualquer professor e gestor porque permite ver sistematicamente o curso que estamos não fica apenas na impressão de que a sala de aula resolve o curso de direito. Nós podemos entender qual é o papel do Ministério de Educação, da OAB frente ao nosso dia a dia, constituindo um diálogo imprescindível?, concluiu.