Início » OAB Alagoas inova e implanta processo eletrônico

OAB Alagoas inova e implanta processo eletrônico

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) saiu na frente de outras seccionais do país e implantou nesta quarta-feira, dia 20, durante uma grande festa na sede da Ordem, em Jacarecica, seu processo eletrônico. O evento apresentou essa nova ferramenta que proporciona mais celeridade, de forma segura e simples nos atendimentos e serviços prestados aos advogados e à sociedade. A implantação do processo durou cerca de um ano, e foi feito através de uma parceria entre a OAB Alagoas e a empresa wwSys, que criou o sistema Audora. “Esse sistema foi feito para facilitar a vida dos advogados, de acordo com as necessidades apresentadas pela Ordem dos Advogados de Alagoas. Foram meses de trabalho e adequação para que implantação realmente atendesse aos anseios da advocacia e da sociedade. Esse era um sonho que se transformou em realidade”, afirmou o presidente da OAB Alagoas, Thiago Bomfim. Com o processo eletrônico, os advogados passam a ter ainda mais agilidade nos processos administrativos, mobilidade de acesso em qualquer lugar e a qualquer tempo, além da redução da necessidade de deslocamento físico até a sede da OAB. Para a sociedade, o processo eletrônico irá facilitar na realização de requerimentos ou comunicação a Ordem e transparência dos seus processos. Além disso, haverá ainda uma redução de custos pela Seccional, gerando uma economia significativa. “Por ano são gastos mais de cem mil reais em papel, tinta de impressora, correios e outros serviços que agora não serão mais necessários com o processo eletrônico. Essa economia será revertida em novos projetos que são do interesse da advocacia. Esse é um legado que é da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas”, disse o presidente. O secretário-geral da OAB Alagoas, Fábio Gomes, que teve participação ativa na elaboração e implantação do processo eletrônico, por ano tramitam na Ordem cerca de seis a sete mil processos físicos por ano, que precisam de respostas rápidas.  “A ideia do processo eletrônico é aproximar cada vez mais a Ordem do cidadão e do advogado que é seu maior cliente. Com o processo eletrônico o advogado ou o cidadão poderá ter acesso ao sistema de qualquer lugar, dando celeridade, de forma segura a seus anseios”, colocou. “E esse projeto só foi possível graças ao empenho de quem faz a OAB Alagoas, esses funcionários abnegados são o coração da Ordem”. A solenidade contou ainda com a presença do vice-presidente da OAB Alagoas Ednaldo Maiorano, do secretário adjunto Davi Lima, dos Conselheiros Federais por Alagoas Fernanda Marinela, Felipe Sarmento, Rodrigo Fontan, Everaldo Patriota, Aldemar de Miranda Mota Júnior e Fernando Paiva. Além do vice-diretor da ESA, Marcelo Madeiro, do presidente da Caixa de Assistência de Alagoas (CAA/AL) Nivaldo Barbosa Júnior, do diretor-tesoureiro Ricardo Moraes, do presidente da Subsecção de Palmeira dos Índios, Lutero Beleza e diversos conselheiros seccionais.
FUNCIONAMENTOPara acessar aos serviços basta entrar no portal da OAB Alagoas pelo endereço www.oab-al.org.br. Na página da Ordem, clique sobre o link “PROCESSO ELETRÔNICO” e você será direcionado para a página de acesso. Para fazer o login, você deverá estar com seu token ou cartão de acesso. Insira o seu código PIN de assinatura digital. Se for o seu primeiro acesso, atualize seus dados cadastrais. (caso já tenha feito isso, essa tela não será exibida novamente). Após a atualização dos seus dados, você será encaminhado para a página de processos e poderá realizar seus requerimentos à OAB. Na janela seguinte, selecione a classe desejada na lista de Classes processuais. Um formulário contendo os campos e anexos necessários para realizar o envio será aberto. O Advogado, por sua vez, preenche o formulário e realiza a solicitação. O sistema irá solicitar a senha PIN do advogado para realizar o envio. A partir desse momento, o processo já estará sob responsabilidade da OAB Alagoas. Depois de solicitado o processo, o requerente poderá vê-lo em sua lista de processos. Ao clicar poderá ter acesso à movimentação, dados e documentação. Além disso, dentro do processo, poderá realizar ações como imprimir toda a documentação e gerar uma petição intermediária.