Início » OAB Alagoas encaminha ofício à FAF pedindo providências emergenciais contra a violência nos estádios

A Comissão de Direito Desportivo da OAB Alagoas requereu a Federação Alagoana de Futebol (FAF) que sejam tomadas providências contra todos os envolvidos direta e indiretamente nas agressões dentro e fora de campo. Nesta quarta-feira (11), o presidente e o secretário-geral da comissão, Flávio de Albuquerque Moura e Carlos Humberto Nobre Risco Bert, entregaram um ofício ao presidente da FAF, Felipe Omena Feijó, através do qual a Ordem manifesta toda sua preocupação com as violências durante partidas de futebol e a importância de uma abertura do diálogo para que ações como as que ocorreram no último final de semana não voltem a se repetir.?É importante refletir acerca das medidas que serão tomadas, no intuito de não somente remediar todos os danos causados e apurar as condutas sujeitas à punição, mas como também, refletir sobre os atos que deverão ser praticados em um futuro próximo, para que as selvagerias testemunhadas no dia de ontem, nunca mais se repitam nos estádios alagoanos?, coloca o documento que é assinado pela presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela e o presidente da Comissão, o advogado Flávio Moura.Segundo Flávio Moura, a OAB Alagoas tem a intenção de participar da batalha contra a violência, cooperando em todas as frentes de debate, fomentando e sugerindo providências que necessitam ser tomadas a curto, médio, e longo prazo, no intuito de contribuir na erradicação da violência não só nos estádios, mas como também em seus entornos, como uma garantia constitucional do direito a integridade física.O documento destaca a total crença na força do futebol alagoano, motivo pelo qual, enfatiza-se o desejo de participar desse grande desafio que é erradicar a violência nos estádios de futebol.O presidente da comissão destacou que nesta terça-feira, foi realizado pelos Ministérios do Esporte e da Justiça, importante evento na cidade de Brasília, sobre segurança no futebol que exprime o anseio da sociedade acerca do tema. O evento ganhou ainda mais notoriedade em virtude do lançamento do guia de recomendações para atuação das forças de segurança pública em praças desportivas, exemplar repassado por Flávio Moura ao presidente da FAF.Durante o encontro, Flávio Moura parabenizou a atitude da Federação ao ter reconsiderado a recomendação do Ministério Público, sobre o evento esportivo marcado para hoje, no Rei Pelé, do Campeonato Copa do Brasil entre CRB e Vasco da Gama.?Longe de ser criticável a recomendação do MP, órgão guardião de fiscalização do cumprimento das leis e da ordem pública. No entanto, há de se ponderar que esta recomendação de proibir o legítimo torcedor de comparecer ao estádio com a vestimenta que representa o manto de sua paixão, fere de morte não só a normatização e os princípios desportivos, mas o fiel e real espírito do que é um ?mando de campo?, concluiu Flávio Moura.