Início » Debate sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha lota sala do Conselho Seccional da OAB Alagoas

A sala do Conselho Seccional da OAB Alagoas ficou lotada para debater a violência contra a Mulher e os 10 anos da Lei Maria da Penha. Os assuntos foram temas de uma Mesa redonda realizada na tarde de quinta-feira (18), na sede da Ordem, em Jacarecica, pela Comissão da Mulher Advogada e pela Secretaria da Mulher e de Direitos Humanos, em celebração ao Agosto Lilás.Para a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, é muito importante tratar temas referentes à violência contra a mulher durante todo o tempo, para lembrar a necessidade de igualdade de direito e de respeito. Ela ressaltou ainda, a importância de trazer novas ideias para mudar esse cenário e desenhar um país melhor para as gerações que virão.?Basta lembrar na história que a mulher sempre foi tratada de forma diferente, seja no cinema, seja em casa, na educação. Hoje a nossa Constituição de 1988 dá direitos às mulheres e homens iguais. A mulher tem direito de terminar um casamento que não queira, tem direito a defesa com aqueles aventureiros que querem forçar um relacionamento, de decidir a sua vida?, disse. ?O nosso problema não é falta de lei, nós temos hoje a Lei Maria da Penha. Temos lacunas no legislativo, mas infelizmente essas leis precisam sair do papel. Vivemos um momento de nova discursão, um novo debate para o futuro. Onde temos governantes e legisladores homens, quando na verdade somos maioria dos eleitores, sustentamos vários lares. Temos que mudar esse cenário. Até quando vamos deixar que eles escolham por nós?.A secretária da Mulher e Direitos Humanos, Cláudia Simões, também ressaltou a importância do evento. ?Esse momento é muito especial, já que o mês de agosto foi escolhido para voltarmos a tratar de um tema tão importante e que merece a atenção de todos que é a violência doméstica. Estamos celebrando o Agosto Lilás, em homenagem aos dez anos da Lei Maria da Penha e em busca de soluções para esse problema que afeta a vida de tantas mulheres. Esta Mesa Redonda é sem dúvida o momento que nos leva a reflexão da importância de pensar, vamos protelando o dia a dia esse debate que é preciso ser feito em busca de soluções?, colocou.Representando a Comissão da Mulher Advogada, a vice-presidente da Comissão Ana Cecília Cahú, comentou a importância debater esse tema no fortalecimento dos direitos das Mulheres. ?Essa é uma grande e importância tarefa de mesas redondas sempre estarem tentando fortalecer e fiscalizar esses casos. Precisamos ser aguerridas e fortes tentando ajudar as nossas mulheres. Principalmente aqueles de baixa renda, que sempre são mais atingidas e sofrem as consequências da violência doméstica. A Comissão da Mulher Advogada está à disposição para ajudar qualquer mulher que sinta ameaçada?, afirmou.O evento que teve a temática ?10 anos Lei Maria da Penha: Aspectos penais e processuais?, foi dividido em dois momentos. No primeiro foi tratada a análise da transformação da sociedade a partir do início da vigência da lei.  Já no segundo, os avanços e desafios decorrentes do advento da Lei.O evento teve a participação da Superintendência de Políticas para a Mulher, Anne Caroline Fidelis, da presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas, Fátima Pirauá, a Secretaria-adjunta de Segurança Pública, Luci Mônica, a delegada da Mulher, Fabiana Leão, representando o Conselho de Direitos da Mulher (CEDIM), Ana Pereira, e as defensoras públicas Daniela Times e Andrea Tunim, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Alagoas, Ricardo Moraes e a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Eloína Braz.