Início » Conselho Seccional da OAB Alagoas aprova Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada

O Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada foi aprovado pelo Conselho Seccional da OAB Alagoas durante a sessão ordinária ocorrida nesta sexta-feira (25). O projeto prevê, além da valorização da educação jurídica e da defesa das prerrogativas das advogadas, a elaboração de propostas que protejam a mulher em seu exercício profissional.A presidente da Ordem, Fernanda Marinela, considerou a aprovação do Plano uma grande conquista para a mulher advogada, marcando em definitivo o empoderamento no âmbito da OAB. ?A luta pela igualdade de gênero vem sendo um marco em nossa gestão, a única do país que é presidida por uma mulher. Mais um momento histórico para a nossa Seccional com a aprovação do Plano Estadual da Mulher Advogada. Não mediremos esforços para fortalecer a atuação das mulheres que vem crescendo ao longo dos anos em nossa classe. O plano nos dá condições de exercer de forma justa e adequada a advocacia?, colocou a presidente, que na última gestão da OAB Nacional esteve no cargo de presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada.A relatora do Plano foi a conselheira seccional Monique Tenório, que também integra a Comissão da Mulher Advogada da Ordem. Entre os pontos que integram o plano estão ainda a promoção de diálogo com as instituições, visando humanizar as estruturas judiciárias voltadas às advogadas, a conscientização e implantação de estratégias para ampliação da participação das mulheres advogadas nas decisões da Seccional.A construção de uma pauta de apoio à mulher na sociedade terá como foco principal a equidade de gênero e a participação das mulheres nos espaços de poder; o combate à violência doméstica; o apoio a ações de combate ao feminicídio; a defesa humanitária das mulheres encarceradas; a defesa e valorização das mulheres trabalhadoras rurais e urbanas e indígenas; combate ao racismo e violência contra as mulheres negras e discriminação contra as mulheres com deficiência; além do enfretamento ao tráfico de mulheres e a mobilização contra a banalização da imagem da mulher na mídia publicitária.Com a aprovação do Plano Estadual foi estipulado para a mulher advogada o valor diferenciado, para menor, na cobrança da anuidade da mãe no ano do parto ou da adoção, ou no caso da gestação não leva a termo, nos termos da Caixa de Assistência dos Advogados.Para a conselheira Monique Tenório, com a aprovação do Plano a mulher advogada estará conquistando ainda mais seu espaço. ?A OAB fortalece a mulher advogada, contribui para o tratamento com isonomia e faz seu papel de defender todos os advogados. Nós da comissão da mulher advogada agradecemos todo o apoio dado pela Diretoria?, finalizou.