Início » Conselho Consultivo da ENA aprovou plano para fortalecer Escolas Superiores de Advocacia

Brasília – Foi realizada na tarde desta segunda-feira (16), a 1ª Reunião Administrativa do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Advocacia (ENA) com o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Antonio Oneildo Ferreira e os membros nomeados pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. O encontro tirou uma série de posições e, segundo o diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA), José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, um dos pontos altos da reunião foi a aprovação da diretriz que buscará fortalecer as Escolas Superiores de Advocacia (ESAs) através de um plano de trabalho para que seja efetivado o repasse do Fundo Cultural para cada ESA, nos termos do artigo 56, parágrafo segundo do regulamento geral da OAB.?Um dos nossos projetos é reivindicar o cumprimento do repasse do fundo cultural para as ESAs?, disse Simonetti. ?Isso será uma de nossas grandes reivindicações que faremos já no início da gestão. Levar essa questão ao colégio de presidentes e reivindicar o repasse. Hoje as ESAs, que são o único braço educacional da OAB, minguam para fazer cursos, para poder especializar o advogado. E hoje o advogado gostaria de ter esse apoio da Ordem: se especializar com preços acessíveis. Nós temos como fazer isso, temos quadros para isso dentro da OAB, no entanto, não temos o apoio financeiro necessário?, afirmou o diretor-geral da ENA.Simonetti disse ainda que foi aprovado um calendário para a realização de encontros mensais dos membros do conselho consultivo, que deverão coincidir com as reuniões do Conselho Federal. ?Faremos reuniões mensais. Já temos a anuência do presidente Lamachia para que isso ocorra?, resumiu ele.Mais interaçãoO diretor-geral da ENA manifestou especial atenção em viabilizar mecanismos que melhorem a interação das ESAs com os advogados. ?Vamos eleger professores e fazer um escalonamento para que eles venham até o nosso estúdio. Queremos distribuir essas aulas colhidas aqui para todas as ESAs, respeitando a valorização de cada professor?, disse ele, que também anunciou a criação de uma revista eletrônica. ?Instalaremos agora a revista eletrônica da ENA, que será bimestral. Vamos colher artigos no Brasil inteiro com o lançamento de um edital que será publicado em breve para colher esses artigos. Aí faremos uma seleção e a partir dessa seleção serão veiculados os artigos on-line. Também haverá uma tiragem física cujo número ainda será definido, para que sejam enviadas cópias a cada seccional?, explicou Simonetti.Além dessas duas frentes, o diretor-geral da ENA disse que foi discutida e aprovada nesta primeira reunião a criação de perfis oficiais em redes sociais e o desenvolvimento de um aplicativo para celular. ?Aprovamos a criação de nossos perfis em redes sociais, Instagram e Facebook, com atualização diária por temas. Cada dia abordaremos uma área do direito. Então de segunda a sexta-feira teremos dicas sobre a área do direito?, disse ele.Segundo ele, o aplicativo para celular será mais uma forma de integração de todas as ESAs para dessa forma disponibilizar cursos das ESAs, vídeos de professores com conteúdos pequenos e o compartilhamento de livros que estejam disponíveis na biblioteca digital.  ?Estimo que em algo em torno de 30 dias a gente consegue ter o aplicativo. Já temos o formato e a identidade visual prontos. Então acho que em torno de 30 dias a gente já consegue colocar ele operando?, declarou ele.