Início » Comissão de Prerrogativas e Conselho do Jovem Advogado lavram autos no sistema penitenciário diante de impedimento do trabalho de advogados

A Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados e o Conselho do Jovem Advogado da OAB Alagoas realizaram em uma ação conjunta uma blitz em todo o sistema prisional. A ação aconteceu na tarde de quinta-feira (19), após uma série de denúncias de que os advogados que atuam nos presídios estariam proibidos de executar suas funções, tendo assim, suas prerrogativas violadas.Os advogados que integram as Comissões visitaram o presídio Feminino Santa Luzia, o de Segurança Máxima, o Cyridião Durval e a Casa de Custódia da Capital, que é conhecido como Cadeião. ?Diante da deflagração da greve dos agentes penitenciários a Comissão de Prerrogativas e o Conselho Jovem vem sendo diariamente provocados para tentar garantir o acesso dos advogados ao sistema prisional. Então montamos uma blitz das Prerrogativas e fomos ao sistema prisional para averiguar o que estava acontecendo?, contou a advogada Juliana Modesto, secretária da Comissão de Prerrogativas.Durante a visita, os advogados com compõem a OAB conversaram com vários agentes e tiveram informações sobre a situação do sistema. ?A situação que encontramos é que mesmo com a decisão da Justiça em decretar a ilegalidade da greve e os agentes sendo intimados para voltar ao trabalho, eles mantém o movimento. E ficamos sabendo que foi dada uma determinação do Comando do Movimento Grevista para que o atendimento dos advogados continue suspenso. Isso tem prejudicado o trabalho de muitos advogados alagoanos?, relatou.Diante da situação encontrada no sistema penitenciário, foi lavrado autos de constatação em todas as unidades prisionais, que deverão ser analisados pela diretoria da Comissão da OAB Alagoas. ?Vamos sentar e conversar para ver qual é a melhor forma de agir diante dessa situação que se apresenta e como podemos atuar para que a advocacia não seja prejudicada?, completou Juliana Modesto.A visita nas unidades prisionais teve ainda a presença dos advogados Silvio Omena de Arruda que é Secretário Especial do Conselho do Advogado Jovem, dos membros das Prerrogativas Paulo Faria, Pedro Aciolly, Adalberto Tenório, Nívea Rocha, Luiz Augusto Barbosa, Marcus Tullius e Manoel Passos.