Início » Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência planeja vistoria em unidades judiciais para ver adaptações arquitetônicas

A Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência realizou na tarde desta terça-feira (24) sua primeira reunião de trabalho. O encontro serviu para elaboração do plano de atuação, o organograma para funcionamento, entre outras ações que serão desenvolvidas e pleiteadas em prol dos advogados alagoanos.Segundo o presidente da Comissão, Felipe de Castro Figueiredo, entre as atividades previstas estão vistorias em várias unidades judiciais do Estado para verificar a existência de barreiras arquitetônicas. ?Iremos vistoriar os prédios da Justiça, presídios, delegacias para averiguar as condições das estruturas e se existem barreiras. Com isso deveremos elaborar um relatório sugerindo as adaptações adequadas?, disse.Durante o encontro, outro tema debatido foi o apoio da presidente da OAB Fernanda Marinela na criação de um cadastro mais elaborado com informações sobre advogados com algum tipo de deficiência.?Um dos assuntos que tratamos é a necessidade da inclusão no recadastramento nacional da OAB sobre a situação das pessoas com deficiência. Não sabemos quantos somos, quem somos e quais deficiências, falta de dados estas que dificulta qualquer política voltada aos advogados com deficiência. Diante desta situação, vamos voltar a debater o assunto a presidente da OAB Alagoas Fernanda Marinela, solicitando o seu apoio para a inclusão no cadastro nacional das perguntas se o advogado possui alguma deficiência e qual seria ela?, falou Felipe de Castro.O presidente da Comissão explica ainda, que um dos pontos de trabalho é buscar, junto à presidente da OAB Alagoas, apoio em ações em conjunto com o Conselho Federal da Ordem, entre elas, a transformação da Comissão Nacional do Direito das Pessoas com Deficiência em uma Comissão Permanente.?Hoje a Comissão do Conselho Federal é especial, podendo ser extinta futuramente. Outro problema é que a Comissão Nacional ainda não foi nomeada. E é muito importante que seus membros sejam logo nomeados para podermos executar um trabalho em conjunto, com políticas nacionais voltadas para todos os advogados?, completou.A reunião teve a participação ainda dos advogados Gustavo José de Moura Souza e Murilo Augusto Maximiliano.